Mulholland Dr. – David Lynch

Uma mulher morena é atacada por um assassino profissional, mas escapa após ambos se envolverem em um acidente de carro na Avenida Mulholland em Hollywood, onde apenas a mulher sobrevive. Ela anda até Los Angeles, onde entra em um apartamento recentemente desocupado por uma mulher ruiva. Uma aspirante a atriz chamada Betty Elms chega ao apartamento e encontra a morena, que está com amnésia e não se lembra de quem é, adotando o nome “Rita” após ver o pôster de um filme estrelado por Rita Hayworth na parede. As duas decidem olhar na bolsa de Rita em busca de pistas e encontram uma grande quantia em dinheiro e uma chave azul.

Paralelamente, em uma lanchonete, um homem conta a seu amigo que teve um pesadelo em que havia um monstro nos fundos da lanchonete. Os dois decidem investigar, e a criatura aparece, deixando o homem que teve o pesadelo paralisado de medo.

Enquanto isso, o diretor de cinema Adam Kesher é pressionado pela máfia a contratar uma atriz desconhecida chamada Camilla Rhodes para o papel principal de seu novo filme. Ele se recusa, e volta para casa, onde encontra sua esposa tendo um caso com outro homem. Ela o manda embora, e, na rua, ele recebe uma ligação do banco, avisando que ele está falido. Um homem conhecido como “O Caubói” aparece e aconselha Adam a contratar Camilla Rhodes por sua segurança, e Adam concorda. Simultaneamente, um assassino profissional invade um apartamento para roubar um livro com nomes e telefones, e mata três pessoas no processo.

Externa noite – HOLLYWOOD HILLS, LOS ANGELES
    
Escuridão. Sons distantes do tráfego da rodovia. Então, mais perto som de um carro – seus faróis iluminam um loureiro e os braços de um eucalipto. Em seguida, os faróis se acendem – O sinal de rua fica de repente iluminado. As palavras no letreiro são “Mulholland Drive”. O carro faz a volta sob o letreiro e as palavras caem mais uma vez na escuridão.
    
CORTE PARA:
    
Externa NOITE – MOVIMENTAÇÃO MULHOLLAND
    
Deslizando, seguimos o carro – uma limusine negra antiga, Cadillac – à medida que ele serpenteia pela Mulholland Drive através da escuridão dos montes de Hollywood. Não há mais ninguém na estrada. À medida que nos aproximamos do carro …
    
CORTE PARA:
    
Interna. BLACK CADILLAC LIMOUSINE – NOITE
    
Dois homens com ternos escuros estão sentados no banco da frente. Uma linda e jovem mulher de cabelos escuros está sentada na parte de trás. Ela se senta, fecha a porta e olha para a escuridão. Ela parece estar pensando em algo. De repente ela vira e olha para a frente. O carro está diminuindo a velocidade e se deslocando para o acostamento.
    
MULHER DE CABELOS ESCUROS
O que você está fazendo? Você não pode parar aqui …
 
O carro pára – metade na pista, metade no acostamento, em uma curva cega. Os dois homens se voltam para a mulher.
    
MOTORISTA
Saia do carro.”

Mulholland Drive (ou Cidade dos Sonhos) foi dirigido por David Lynch (1946) e lançado em 2001.
Roteiro

Mulholland Drive

David Lynch